fbpx Skip to main content
Fotografos

Daisuke Yokota

Por 27 de março de 2017Sem comentários2 minutos
Daisuke Yokota, de 33 anos, de Saitama, no norte de Tóquio, no Japão, tem uma longa, meticulosa abordagem à fotografia, o tipo de trabalho que só um obsessivo embarcaria.
As fotografias de Daisuke Yokota são fortemente baseadas em processos.
 
O processo de Yokota é bastante complicado. Imagine que você pegue um arquivo digital, e salve usando a compressão jpeg em uma configuração de baixa qualidade (resultando em um arquivo menor). Se você reabrir este arquivo e repetir o processo, a compactação será aumentada. E a imagem fica cada vez mais degradada com cada iteração. Você pode pensar no processo de Yokota como uma versão muito mais complexa desse processo, com várias partes analógicas. As fotografias estão sendo impressas, refografadas, o filme é revelado de maneiras geralmente pouco recomendadas (a temperatura pode ser muito alta),
Este processo dá ao trabalho de Yokota sua própria aparência. Ou melhor, ele contribui com um componente notável para este olhar e sentir. Afinal de contas, a escolha do assunto, o enquadramento, o uso da luz artificial (flash) … Todas essas escolhas, muitas das quais parecem ser aleatórias no início (mas que não são), contribuem para fotografias que são muito diferentes de O que vemos na fotografia contemporânea de hoje. Onde o Novo Formalismo popular de hoje produz imagens que, em sua maior parte, parecem ter a intenção de se superar em termos de sua clinicidade destacada, de estar desprovido de muita paixão sensual, as fotografias de Yokota vivem nas sombras.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.