fbpx Skip to main content
Prêmios

Fundação Palmares apoia 40 iniciativas inovadoras da cultura negra com 15 mil reais em financiamento

Por 30 de maio de 2023julho 12th, 2023Sem comentários4 minutos
Fundação Palmares apoiará 40 iniciativas da cultura negra

Fundação Palmares apoiará 40 iniciativas da cultura negra

Fundação Palmares vai premiar 40 Iniciativas da Cultura Negra com o valor de 15 mil reais

A Fundação Cultural Palmares lança, nesta segunda-feira 29 de maio de 2023, a terceira Edição do Prêmio Palmares de Arte. A convocação pública visa premiar 40 iniciativas culturais de artistas autodeclarados negros (pretos ou pardos), praticantes das diversas expressões culturais afro-brasileiras, preferencialmente de áreas de vulnerabilidade social, bem como de artistas residentes em Comunidades Quilombolas devidamente certificadas pela instituição.

Assim, FCP premiará por meio desta ação, o montante de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), onde cada iniciativa premiada receberá de forma bruta o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

O III Prêmio Palmares de Arte terá como objetivo principal fortalecer as expressões culturais quilombolas e afro-brasileiras. Desse modo, o prêmio procura identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros e às estratégias de preservação de suas identidades culturais, além de incentivar a participação plena efetiva da população negra e quilombola na elaboração, execução e avaliação de projetos, atividades, ações e iniciativas que envolvam a cultura afro-brasileira por eles cultivada.

A princípio, as iniciativas apresentadas deverão estar vinculadas a uma das seguintes categorias: Artesanato, Música, Dança e Leitura, Escrita e Oralidade: mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional.

Além disso, o objetivo do prêmio, que já está em sua terceira edição é continuar proporcionando o fortalecimento do imaginário positivo relacionado às questões afro-brasileiras perante à sociedade tanto quanto o fomento às manifestações culturais afro-brasileiras principalmente em tempos de crise e o auxílio à manutenção das expressões culturais nos quilombos.

Critérios para a seleção de iniciativas para o prêmio Palmares

A seleção das 40 iniciativas inovadoras apoiadas pela Fundação Palmarese foi feita com base em critérios rigorosos para garantir a qualidade e o potencial de impacto desses projetos. Por isso, alguns dos principais critérios considerados foram:

1. Originalidade e inovação: Os projetos selecionados apresentam abordagens criativas e originais para a expressão da cultura negra e assim trazendo novas perspectivas e formas de narrativa.

2. Relevância social: Os projetos têm o potencial de gerar impacto social positivo, ou seja, abordando questões relevantes para a comunidade negra e promovendo mudanças significativas.

3. Qualidade artística: Os projetos demonstram excelência artística, seja na forma de expressão visual, musical, literária assim como qualquer outro meio criativo.

4. Viabilidade e sustentabilidade: Os projetos têm um plano claro de implementação e são viáveis ​​a longo prazo, assim garantindo que o financiamento seja utilizado de forma eficaz e que os resultados sejam duradouros.

Como concorrer com sua iniciativa a cultura negra

Cada candidato poderá apresentar apenas uma única iniciativa cultural e em somente uma das categorias citadas. A inscrição acontecerá exclusivamente pelo Formulário do Google Forms, por meio dos links relacionados abaixo. Então fique atento, pois não serão aceitas inscrições após os horários e períodos definidos no cronograma divulgado no Anexo I do edital.

A Fundação Cultural Palmares não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais congestionamentos de rede e problemas técnicos, por isso, recomenda-se o envio da inscrição com antecedência. O prazo para recebimento das inscrições e documentações será de até 35 dias úteis a contar da data de publicação do Edital no Diário Oficial da União.

 

Fique atento aos editais do prêmio Palmares para iniciativas para a cultura negra

LEIA O EDITAL clicando aqui.

ANEXO II – DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO
Versão DOC / Versão PDF

ANEXO III – CONTRATO DE CESSÃO E LICENÇA DE DIREITOS AUTORAIS E PATRIMONIAIS
Versão DOC / Versão PDF

ANEXO IV – PROJETO BÁSICO
A Comissão Organizadora do prêmio orienta aos interessados que leiam o edital de regulamento em sua íntegra.
As inscrições serão realizadas pelos links abaixo:

Portanto, você, fazedor de cultura afro-brasileira que se enquadra em umas das categorias do edital, não deixe de se inscrever no Prêmio Palmares de Arte!

E por fim, caso seu projeto envolva belas impressões de alta qualidade, conte com a PandoraPix para os melhores resultados.

 

Prêmio FOCO 2023: Seleções abertas para artistas no ArtRio

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.