fbpx Skip to main content
Fine art

A Importância do Espaço de Cor na Impressão Fine Art

Por 14 de dezembro de 2022julho 12th, 2023Sem comentários3 minutos

A Importância do Espaço de Cor na Impressão Fine ArtA Importância do Espaço de Cor na Qualidade da Impressão Fine Art

Olá, meu nome é Marcelo Carrera, fine art printer da PandoraPix. Estamos aqui novamente no alto de Santa Teresa para assim responder algumas dúvidas comuns sobre impressão fine art. Hoje, vamos falar sobre como o espaço de cor pode interferir na qualidade da sua impressão. Vamos explorar os gamuts de cores Adobe RGB e SRGB, entender suas diferenças e descobrir por que escolher a impressão fine art pode fazer toda a diferença no resultado final. Vamos lá!

O Gamut de Cor Adobe RGB

O gamut de cor Adobe RGB 1998 abrange uma vasta gama de cores possíveis para impressão, desde verdes até vermelhos, e de azuis a amarelos. Na impressora fine art HP Z3200, que utiliza 12 cores de pigmento mineral, conseguimos imprimir 99.9% desse espaço de cor Adobe RGB. Isso significa portanto em uma reprodução fiel e vibrante das cores em suas impressões.

O Gamut de Cor SRGB

Limitações e Impactos na Impressão Por outro lado, o gamut SRGB, mais limitado e comumente utilizado em impressoras não fine art, é mais adequado para imagens na internet, mas acaba não proporcionando a mesma riqueza de tons de verde e azul quando se trata de impressão. Principalmente em relação aos verdes e azuis, o SRGB apresenta uma restrição que pode limitar a qualidade e a fidelidade das cores em suas impressões.

Impressão Fine Art vs. Impressão em SRGB

Diferenças Notáveis Impressoras de minilabs e gráficas de shopping geralmente utilizam o perfil de cor SRGB. Para ilustrar a diferença entre os dois gamuts, realizamos algumas comparações entre impressões feitas em Adobe RGB (em impressoras fine art) e em SRGB (em equipamentos de minilabs e gráficas). As diferenças são notáveis, especialmente em termos de detalhes e cores vibrantes. Enquanto as impressões em Adobe RGB proporcionam uma riqueza de detalhes e cores, incluindo vermelhos intensos, verdes vibrantes e tons de pele realistas, as impressões em SRGB apresentam uma limitação nesse aspecto.

 


 

Em suma, se você busca um resultado profissional e cores mais vibrantes para o seu trabalho, é recomendado optar pela impressão fine art. O gamut de cor do CMYK (cian, magenta, amarelo e preto), normalmente utilizado em gráficas, possui uma limitação comparativa em relação ao Adobe RGB. Os vermelhos, amarelos, azuis e verdes apresentam uma menor variação de tons no CMYK. Portanto, se você valoriza a qualidade e a vivacidade das cores, a impressão fine art é a escolha ideal.

Gostou desse conteúdo? Curta e compartilhe com seus amigos apaixonados por fotografia. E não deixe de acompanhar nossos próximos vídeos, pois sempre trazemos dicas e informações relevantes sobre impressão fine art. Até a próxima!

Veja o Vídeo: youtube.com/watch?v=eknS2RO6lQk

A Importância do Gerenciamento de Perfis de Cor na Impressão Fine Art

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.