fbpx Skip to main content
Fine art

Como garantir 300 anos de preservação em impressões fine art?

Por 6 de março de 2023julho 12th, 2023Sem comentários4 minutos

Fotografia do Artista Edu Monteiro, feita em impressão fine art https://www.edumonteiro.com/

Os fabricantes de impressoras e institutos independentes de pesquisas afirmam que uma impressão fine art pode manter sua qualidade de cor por até 300 anos. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para garantir a durabilidade dos pigmentos. Por isso, apresentamos algumas medidas que você pode adotar para preservação de impressões fine art com cores vibrantes e duradouras.

 

Orientações de Armazenamento para preservar suas Impressões Fine Art

Armazenamento

Mídias Fine Art devem ser armazenadas em suas embalagens originais a uma temperatura de 15 a 25°C em ambiente escuro, com o mínimo possível de umidade relativa do ar (40-60%).”

Cuidados com embalagem

Caso utilize proteção de plástico para embalar, use exclusivamente filmes de poliamida ou polietileno. Procure evitar o uso de fitas adesivas ou colas, ou utilize exclusivamente colas e fitas adesivas sem componentes solventes e sem plastificantes. Componentes solventes ou plastificantes podem causar manchas mesmo através da embalagem.

Ambiente adequado

Plastificantes ou vapores de solventes podem manchar as camadas do papel ou da tela. Portanto, não armazene sua mídia FineArt em cômodos ou ambientes que são usados para o trabalho com vernizes, tintas ou revestimentos que contenham solvente. Mesmo o armazenamento próximo a aparelhos de ar-condicionado ou umidificadores de ar deve ser evitado. O produto pode manchar nas proximidades de entrada ou saída de ar devido a concentrações de substâncias poluentes, ou danificado devido à umidade inadequada.

Cuidados adicionais

Não faça pregas ou dobras em mídias FineArt em áreas impressas e não enrole os formatos pequenos do papel.

 

guia para preservação impressões fine art

Orientações para Impressão de Produtos Fine Art

Impressão

As impressoras à jato de tinta (inkjet) são exclusivamente projetadas para imprimir nossos produtos Fine Art, enquanto outras impressoras, como a laser, podem danificar o produto.

Perfis ICC

Para obter resultados de impressão de qualidade, recomendamos utilizar perfis ICC, disponíveis para download em www.hahnemuehle.com, adequados a diversos tipos de impressora.

Preparação do papel

Ao utilizar nossas mídias Fine Art, é importante saber que elas não possuem um sentido definido de impressão, a não ser que haja outra instrução na embalagem do produto. O lado com revestimento (coating) da mídia Fine Art é o adequado para a impressão. Além disso, o papel formatado é embalado com o lado revestido para cima, e você também pode identificar o lado revestido realizando o “teste do dedo”. Umedeça um pouco a ponta do dedo desengordurada e toque cuidadosamente a superfície. Portanto, se o papel ou a tela colar levemente no dedo, esse é o lado revestido.

Dicas adicionais

Para preservar a qualidade da impressão fineart, evite tocar a superfície revestida, pois a umidade e a oleosidade da pele podem afetar negativamente o resultado. Por isso, recomendamos o uso de luvas de algodão durante o manuseio do produto. Em casos de atrito durante a impressão de várias folhas de papel, passe uma folha de papel padrão em branco e sem revestimento pela impressora para absorver o atrito. Se estiver utilizando um papel dupla-face (Duo) da Hahnemühle para impressões frente e verso, coloque uma folha de papel padrão em branco embaixo do papel Fine Art para proteger o revestimento ou o lado já impresso durante a passagem pela impressora.

belo quadro com preservação impressões fine art

Alguns quadros impressos em fine art

Secagem e proteção

Após a impressão, é recomendado reservar tempo suficiente para a secagem das mídias Fine Art, pois o processo pode durar até 24 horas, dependendo da tinta utilizada, da temperatura e da umidade do ar. Mantenha as condições ideais de utilização das mídias FineArt em temperatura de 20°C e umidade relativa do ar de 55%. Para aumentar a resistência da impressão Fine Art contra as influências do ambiente, utilize o spray protetor Hahnemühle.

Imprima com quem entende de preservação de impressões fine art

Nossa equipe na PandoraPix, é experiente e profissional oferecendo serviços de impressão Fine Art de qualidade excepcional. Com vasta experiência e compromisso com a excelência, garantimos resultados impressionantes para suas obras de arte. Utilizamos equipamentos avançados e seguimos padrões rigorosos, assegurando a reprodução precisa de cada detalhe da sua obra, assim como o armazenamento adequado à impressão. Realizamos cada etapa com profissionalismo, assim resultando em impressões duradouras e vibrantes, sempre por dentro das últimas tecnologias.

Enfim, como um parceiro confiável e dedicado à qualidade, estamos prontos para oferecer serviços excepcionais em impressão FineArt.

Entre em contato conosco e transforme suas obras de arte em impressões de alta qualidade.

Cuidados essenciais para impressões Fine Art duradouras

Evitando que estática e vincos afetem a qualidade do papel fine art

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.